O colapso da bolsa de Nova York em 1929 é considerado um dos eventos mais catastróficos da história financeira mundial. A queda abrupta do mercado de ações, que durou quatro dias, causou um enorme impacto na economia global, levando a uma década de recessão e crise econômica.

Embora houvesse sinais de problemas nos anos anteriores ao colapso, o desencadeamento foi a queda vertiginosa das ações na quinta-feira, 24 de outubro de 1929, conhecido como “quinta-feira negra”. Naquele dia, investidores começaram a vender suas ações em massa, levando a uma queda vertiginosa do mercado. As vendas continuaram nos dias seguintes, e o mercado de ações perdeu cerca de 40% do seu valor em poucos dias.

Entre as causas do crash estão a especulação excessiva no mercado de ações, a superprodução de bens na economia americana, a falta de regulamentação do setor financeiro e a crescente desigualdade econômica. O fato de muitos americanos estarem comprando ações na esperança de enriquecer rapidamente também contribuiu para o colapso.

As consequências imediatas do crash foram devastadoras. Milhares de investidores perderam tudo, e muitas empresas enfrentaram falência. O desemprego aumentou rapidamente, e a economia entrou em uma recessão prolongada. O governo americano tomou medidas para tentar mitigar os efeitos da crise, incluindo a implementação de reformas financeiras e a expansão da assistência social.

O impacto do colapso da bolsa de Nova York foi sentido em todo o mundo. A crise econômica nos Estados Unidos levou a uma queda no comércio global, afetando países de todo o mundo. A Europa, que ainda se recuperava da Primeira Guerra Mundial, foi especialmente afetada pela crise. A crise levou ao surgimento de regimes autoritários e populistas em muitos países, incluindo a Alemanha nazista.

Em conclusão, o colapso da bolsa de Nova York em 1929 foi um evento histórico de proporções gigantescas. Foi um momento decisivo na história da economia mundial, com consequências que ainda são sentidas hoje. A crise levou a uma série de reformas financeiras nos Estados Unidos e mudanças na política econômica, como a implementação do New Deal. O mundo teve que enfrentar décadas de turbulência econômica e política como resultado do crash da bolsa.